Postagem 2- Inteligência coletiva e Navegar no Ciberespaço de Pierre Lévy.



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIENCIAS HUMANA
DEPARTAMENTO DE ARTES
CURSO: Pró-licenciatura Teatro
POLO: Paracatu
MODULO: XII
TAREFA: 2 -InteligênciaColetiva e navegar no Ciberespaço.
ACADEMICO: Maria Teresa Oliveira Melo Cambronio
Inteligência coletiva é aquela distribuida por toda parte em tempo real que resulta em mobilização efetiva das competências. A base e a meta da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas e não o culto de comunidadesfetichizadas e hipostasiadas. Seu ideal implica a valorização técnica, econômica, jurídica e humana de uma inteligência distribuida por toda a parte, a fim de desencadear uma dinâmica positiva de reconhecimento e mobilização das competências.(Pierre Lévy)
Pierre Lévy, pós graduado em História da Ciência, doutorado na área da Ciência da Informação e das Comunicações. Trabalha desde 2002 com pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa no Canadá.(Wikipedia)
Para Lévy é de suma importância que os educadores estejam envolvidos no contexto com a realidade com que os jovens lidam nos dias atuais; as tecnologias contemporâneas que configuram uma nova forma de aprender e ensinar.
Para ele, cada jovem tem sua potencialidade, particularidade cognitivas desenvolvidas no seu espaço sociocultural e são leitores contemplativos, movente e imersivo.
Com o uso de recursos digitais contemporâneos haverá uma grande transformação na interação entre alunos e professores, tornando esses alunos autônomos, capazes de expressar pensamentos, aumentando o poder de criticidade e consequentemente levando-os a serem mais sensíveis.
Segundo Lévy, o leitor movente que é aquele resultante da revolução industrial é um leitor assíduo que usa uma simbologia de uma grande cidade. É um leitor apressado e sedento do progresso e a rapídez de informações. São leitores que sempre renascem nas novas tecnologias, nessa época eletrônica e televisiva.
O mundo digital leva as pessoas em geral, à busca de novas soluções, socialização, exercício da escrita, dar pontos de vista, decodificar, interpretar com rapidez e tomar decisões.

Texto escrito por: Maria Teresa Oliveira Melo Cambronio- Artes Teatro UNIMONTES Polo - Paracatu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça Teatral- Drogas As Tentativas

Lavoisier Wagner Albernaz

Teatro x Escola Em Tempo Integral - Artigo