Intertextualidade

A interxtualidade presente nas peças "A gaivota"/"Hamelet": Tchecov/Shakespeare.

Em primeiro lugar lembrarei aqui brevemente o que é intertextualidade. Intertextualidade é quando ocorre um diálogo entre dois textos, podendo abranger não somente em obras literárias, mas em uma infinidade de tipos textuais.
Por exemplo entre a peça de Shakespeare "Hamelet e a peça de Thecov " A gaivota" faço um breve comentário sobre intextualidade das duas.

*A relação entre mãe e filho (Arkadina e Treplieff) é um reflexo do que ocorre entre o filho Hamelet e a mãe, Gertrudes em "Hamelet".
Tanto Arkadina quanto Gertrudes têm muita pompa e fama. Uma é atriz renomada (Arkadina) e a outra é rainha da Dinamarca ( Gertrudes)
* Nina comenta sobre a pouca ação que há na peça. Em Hamelet mostra a intextualidade, quando se fala como os atores devem apresentar a peça à corte.
* Em Hamelet há um desafio a um duelo entre o tio e o marido de sua mãe Gertrudes. Em "A Gaivota", Treplieff duela com o padrasto, do qual por motivo de ciúmes da amada, não era de seu agrado.
*O suicídio também presença de intextualidade; Em Hamelet, Ofélia se mata em um lago e em "A Gaivota", Treplieff tenta suicídio no acto II e depois há o suicídio com arma de fogo.
* Encontrei outras presenças de intertextualidade: Posição social, opiniões sobre vida e morte, gosto pela água, misticismo, amor insatisfeito etc.

Maria Teresa - Artes Teatro - paracatu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça Teatral- Drogas As Tentativas

Lavoisier Wagner Albernaz

Teatro x Escola Em Tempo Integral - Artigo