COMPONENTE CURRICULAR

Arte


PROFESSORA: MARIA TERESA OLIVEIRA MELO CAMBRONIO – 1 ANO ENSINO MÉDIO - MATUTINO






PLANO DE ESTUDO TUTORADO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
NOME DA ESCOLA: E. E. DR. VIRGILIO DE MELO FRANCO
ALUNO:
TURMA: 1º Ano – TOPÁZIO E AMETISTA TURNO: Matutino
MÊS: MAIO/JUNHO TOTAL DE SEMANAS: 04
NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 01 NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 04


ORIENTAÇÕES AOS PAIS E RESPONSÁVEIS DICA PARA O ALUNO QUER SABER MAIS?




Ajudar seus filhos, orientando os que deverão disponibilizar um tempo para seus estudos. Caro(a) estudante,


Leia

A suspensão das aulas em virtude da propagação do COVID-19 foi uma medida de segurança para sua saúde e da sua família. Mas, não é motivo para que você deixe de estudar e aprender sempre, lembrando que você inicia uma nova etapa da Educação Básica, que é a Educação Profissional. Dessa forma, você:
1- receberá Plano de Estudos Tutorado de cada um dos componentes curriculares.
2- terá acesso aos conceitos básicos da aula.
3- realizará algumas atividades.
4- precisará buscar informações em diferentes fontes.
5- deverá organizar o seu tempo e local para estudar. Anotar é um exercício de seleção das ideias e de maior aprendizado, por isso…
(1) Ao anotar, fazemos um esforço de síntese. Como resultado, duas coisas acontecem. Em primeiro lugar, quem anota entende mais, pois está sempre fazendo um esforço de captar o âmago da questão. Repetindo, as notas são nossa tradução do que entendemos do conteúdo.
(2) Em segundo lugar, ao anotar, nossa cabeça vaga menos. A disciplina de selecionar o que será escrito ajuda a manter a atenção no que está sendo dito ou lido, com menos divagações ou preocupações com outros problemas. Quando bate o sono ou o tédio, é a melhor maneira de retomar a atenção.

Caro(a) estudante, busque anotar sempre o que compreendeu de cada assunto estudado.
Não fique limitado aos textos contidos nas aulas. Pesquise em outras fontes como: livros, internet, revista, documentos, vídeos etc.


Gênero: Esculturas e materialidades
OBJETO DE CONHECIMENTO: A construção do conceito de arte
HABILIDADE(S): Perceber a relação da arte e do mundo atual
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Os diferentes conceitos de arte
INTERDISCIPLINARIDADE:

ATIVIDADES

Conceitos de arte

Na arte contemporânea, artistas criam de forma intencional e reflexiva. Ele leva os telespectadores a refletir sobre a obra. Nesse momento de pandemia alguns artistas fazem intervenções em obras já existentes, colocando máscaras em algumas. O artista Alex Flemming autor da obra de retratos fotográficos na estação Sumaré, localizada na cidade de São Paulo colocou máscaras nestas imagens. (O acontecimento foi noticiado na TV).

Faça uma reflexão sobre o quê ele quer dizer ao público e qual motivo o levou para a escolha do local.
Acesse o site da reportagem: https://diariodotransporte.com.br/2020/05/06/metro-coloca-mascaras-nos- retratos-da-estacao-sumare/

















Gênero: Esculturas e materialidades
OBJETO DE CONHECIMENTO: Dadaísmo
HABILIDADE(S): Entender o movimento Dadaísta
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Como surgiu o dadaísmo
INTERDISCIPLINARIDADE:

Como surgiu o dadaísmo

O movimento artístico Dadaísmo surgiu entre 1916 e 1922 em meio a Primeira Guerra Mundial, esse tipo de arte surgiu para contestar o papel da arte e propor um novo começo diante da destruição causada pela guerra. Para isso usavam a ironia, o humor e o nonsense e menosprezavam a arte tradicional, criando uma postura que eles chamavam de antiartística.

Relembre do artista estudado, Marcel Duchamp com suas obras estranhas: A FONTE de 1917 e RODA DE BICICLETA de 1913. Ele criou o conceito ready-made termo em inglês que designa um objeto pronto. Significa que ele pega um objeto e transforma em obra de arte.


Pensando que o mundo também se encontra numa guerra invisível. A partir do cenário atual, poderíamos criar algum tipo de arte? Ou mesmo pegar um objeto pronto e transforma-lo em arte fazendo referências ao que estamos vivendo, ou mesmo criticando? Crie uma obra na sua imaginação e descreva com todos os detalhes. Lembrando de dar um nome a sua obra.
























_



Gênero: Esculturas e materialidades
OBJETO DE CONHECIMENTO: A música de Luigi Russolo
HABILIDADE(S): Conhecer a música produzida por Russolo
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Materialidade na música de Russolo
INTERDISCIPLINARIDADE:

ATIVIDADES

Materialidade na música de Luigi Russolo


Vida
Luigi Russolo nasce na cidade de Portogruaro, Itália em 1885. Foi um pintor e um compositor italiano futurista. Morre em 1947 em Cerro.

Obra
O maior contributo que deu ao futurismo foi no campo da música. Onde em 1913 publica o manifesto L´Arte dei Rumon (arte de ruídos).
Inspirado na revolução industrial, no período pré-guerra, na era das máquinas e da velocidade, Russolo sente a necessidade de criar e mudar novos instrumentos musicais que dessem resposta aos anseios dos compositores, visto que, segundo ele, a revolução industrial deu ao homem a capacidade de apreciar sons mais complexos.
Para os futuristas era muito mais divertido e entusiasmante ouvir combinações de ruídos como os dos carros, dos carris, das máquinas, das multidões, dos motores a trabalhar. Por esse motivo, Russolo inventa novos instrumentos por ele denominados intonarumori com o intuito de transpor os ruídos do quotidiano para a música.


Luigi Russolo vai ser o primeiro músico noise. Para ele, o ruído é apenas considerado pelas suas qualidades musicais expressivas e não por outro significado que o ruído possa ter.
O que o mais motivou na criação dos seus instrumentos foi a possibilidade de os poder colocar ao serviço da produção de novos sons, de novas práticas de combinações desses sons. Não se tratava de reproduzir algo já feito ou parecido. Mas sim de obter algo que ainda não tivesse sido conseguido musicalmente.
Com os seus dispositivos reprodutores de ruído, chamados intonarumori, Russolo compõe uma orquestra e em 1917 dá um gran concerto futuristico onde o público reagiu de maneira violenta rejeitando o seu género musical.
Nenhum dos seus intonarumori resistiu à segunda Guerra Mundial.
Apesar de se ter destacado na área da música, Russolo também fez pintura futurista com os quadros Música, Dinamismo de um automóvel, dinamismo plástico dos movimentos simultâneos de uma senhora.






Russolo fez uma produção artística musical totalmente diferente para sua época, criou obras inspiradas no Futurismo.




1. Como foi chamado os instrumentos musicais inovadores de Russolo?

2. O que mais inspirou Russolo na criação dos seus instrumentos?





3. Em 1917, Russolo montou uma orquestra com seus instrumentos e realizou um grande concerto futurístico, com o público reagiu?






Gênero: Esculturas e materialidades
OBJETO DE CONHECIMENTO: Dadaísmo na literatura
HABILIDADE(S): Perceber que a arte transpassa pela literatura
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Características do Dadaísmo na literatura
INTERDISCIPLINARIDADE:

ATIVIDADES

Características do Dadaísmo na literatura

Na literatura, o dadaísmo apresenta a falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.

Apresenta ainda:
- Agressividade verbalizada
- Desordem das palavras
- Incoerência
- Banalização da rima, da lógica e do raciocínio.
- Elementos mecânicos;
- Desejo de romper o limite entre as várias modalidades artísticas;
- Irreverência artística;
- Protesto contra a guerra, o capitalismo e o consumismo;
- Caráter pessimista e irônico, principalmente em relação à política;
- Incorporação de diversos materiais;
- Utilização de diversas formas de expressão, como a fotografia, poesia, música sons, etc. na composição das obras de arte.
Veja como escrever um poema dadaísta a partir da receita fornecida pelo próprio criador do movimento, Tristan Tzara:

Receita de um poema dadaísta:
Pegue um jornal. Pegue uma tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema. Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.





Siga a receita e crie seu próprio poema dadaísta:






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça Teatral- Drogas As Tentativas

Lavoisier Wagner Albernaz

Teatro x Escola Em Tempo Integral - Artigo