Componente Curricular Arte 3º ano

COMPONENTE CURRICULAR
Arte


PROFESSORA: MARIA TERESA OLIVEIRA MELO CAMBRONIO – 3°ANO ENSINO MÉDIO - NOTURNO







SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS


ORIENTAÇÕES AOS PAIS E
RESPONSÁVEIS DICA PARA O ALUNO QUER SABER MAIS?

Prezados pais e responsáveis, Diante da situação atual mundial causada pela COVID-19, coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas em todo Brasil.
Entretanto, como incentivo à continuidade das práticas de estudo, preparamos para nossos estudantes um plano de estudo dividido em semanas/meses e aulas que deverá ser realizado em casa.
Os conceitos principais de cada aula serão apresentados e em seguida o estudante será desafiado a resolver algumas atividades.
Para respondê-las, ele poderá fazer pesquisas em fontes variadas disponíveis em sua residência.
É de suma importância que você auxilie seu(s) filho(s) na organização do tempo e no cumprimento das atividades. Contamos com a sua valiosa colaboração!






Caro estudante, Para ajudá-lo(a) nesse período conturbado, em que as aulas foram suspensas a fim de evitar a propagação da COVID-19, coronavírus, preparamos algumas atividades para que você possa dar continuidade ao seu aprendizado. Assim, seguem algumas dicas para te ajudar:
a) Siga uma rotina;
b) Defina um local de estudos;
c) Tenha equilíbrio;
d) Conecte com seus colegas;
e) Peça ajuda a sua família;
f) Use a tecnologia a seu favor. Contamos com seu esforço e dedicação para continuar aprendendo cada dia mais!
Dicas para aprender a gostar de ler!
Nestes dias que você está em casa, a leitura pode ser uma importante aliada para ajudar a passar o tempo. Experimente!


✓ Reserve um tempo diário para leitura;
✓ Comece por livros finos
✓Comece por um livro ou tema que você goste muito;
✓ Determine a quantidade de páginas para ler por dia;
✓ Escolha um lugar tranquilo e aconchegante.


















SEMANA 1

EIXO TEMÁTICO: Cinema
OBJETO DE CONHECIMENTO: História do Cinema

HABILIDADE(S): Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Apreciação estética e criação

INTERDISCIPLINARIDADE: História

ATIVIDADES

A história do cinema, tal como a conhecemos hoje, originou-se no início do século XIX através de uma série de desenvolvimentos tecnológicos: a criação da fotografia, a descoberta da ilusão do movimento através da combinação de imagens fixas e individuais e o estudo da locomoção humana e animal. Em 1891, o inventor Thomas Edison, junto com William Dickson, um jovem assistente de laboratório, saiu com o que eles chamaram cinetoscópio, um dispositivo que se tornaria o predecessor do projetor de filmes cinematográficos. O kinetoscópio era um armário com uma janela através da qual os espectadores podiam experimentar a ilusão de uma imagem em movimento tira de filme de celulóide com uma sequência de imagens, foi rapidamente enrolada entre uma lâmpada e uma lente, criando a ilusão de movimento.
Para saber mais sobre a história do cinema, acesse o link: (https://youtu.be/APe8x6ctmFU) A SÉTIMA ARTE - A história do cinema de animação.


1) Faça um resumo sobre a história da sétima Arte (O cinema).

2) Onde e quando originou-se o Cinema e quem foi o inventor do aparelho tecnológico cinetoscópio?








SEMANA 2

EIXO TEMÁTICO: Cinema
OBJETO DE CONHECIMENTO: A Ascensão do cinema
HABILIDADE(S): Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Apreciação estética e criação

INTERDISCIPLINARIDADE: História


ATIVIDADES
Nos primeiros anos, os cinemas ainda rodavam filmes de um único rolo, que chegavam a um comprimento padrão de 1.000 pés, permitindo cerca de 20 minutos de reprodução. No entanto, as empresas começaram a importar filmes de vários rolos de produtores europeus por volta de 1907, e o formato ganhou aceitação popular nos Estados Unidos em 1912 com o bem-sucedido Queen Elizabeth, de Louis Mercanton, um "recurso" de três rolos e meio, estrelado pela atriz francesa Sarah Bernhardt. À medida que os expositores começaram a mostrar mais recursos - como o filme de múltiplas bobinas passou a ser chamado -, descobriram umas séries de vantagens em relação ao curto de um único rolo. Por um lado, o público viu esses filmes mais longos como eventos especiais e estava disposto a pagar mais pela entrada.

1) Conforme o texto afirma, responda: Qual o motivo do público ver os filmes mais longos como eventos especiais?
2) Em sua opinião, qual a maior vantagem de hoje ter o cinema com o acesso facilitado?
3) Você costuma ir ao cinema? Que tipo de filme mais gosta? Relate.






SEMANA 3

EIXO TEMÁTICO: Cinema
OBJETO DE CONHECIMENTO: A arte do filme silencioso

HABILIDADE(S): Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Apreciação estética e criação

INTERDISCIPLINARIDADE: História

ATIVIDADES

O filme da era silenciosa era geralmente de natureza simplista; agiu em movimentos excessivamente animados para atrair os olhos; e acompanhada de música ao vivo, tocada por músicos no teatro, e títulos escritos para criar um clima e narrar uma história. Dentro dos limites desse meio, um cineasta em particular surgiu para transformar o filme mudo em uma arte e para desbloquear o seu potencial como um meio de expressão séria e persuasão. O Cinema mudo é referência “O som aniquila a grande beleza do silêncio.” Charles Chaplin. Quando se fala de trilha sonora, temos que ter como referência vários compositores do mundo cinematográfico, e também é impossível deixar de citar o famoso cinema mudo como grande exemplo. O cinema mudo veio para que as pessoas tomassem gosto de ir ao cinema e assistir a um filme onde havia emoção, aventura, comédia, etc, ele é uma junção da imagem com a música que a cada tipo de cena muda o tipo de sonorização para que provocasse um efeito de mudança das cenas. Com destaque para Charles Chaplin, um homem humilde cuja dignidade vai além de seus trajes maltrapidos, folgados sapatos, um chapéu-coco e uma bengala, suas marcas registradas e imortalizadas na história do cinema mudo. Acesse aqui : https://youtu.be/fCkFjlR7-JQ (Charlie Chaplin Tempos Modernos (Dublado) | Versão Brasileira - Herbert Richers).

1) Com base no texto, Quem foi Charles Chaplin? E qual a sua contribuição para o Cinema mudo?
2) Porque o Cinema mudo é tão interessante de se assistir? Que recursos tecnológicos foram utilizados na ausência da fala dos personagens?













SEMANA 4


EIXO TEMÁTICO: Cinema
OBJETO DE CONHECIMENTO: O Cinema ganha cor e vida

HABILIDADE(S): Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Apreciação estética e criação
INTERDISCIPLINARIDADE: História

ATIVIDADES

Embora as técnicas de tingimento e pintura manual tivessem sido métodos disponíveis para adicionar cor aos filmes por algum tempo (Georges Méliès, por exemplo, contratou uma equipe para pintar à mão muitos de seus filmes), nenhum dos métodos pegou. A técnica de pintura à mão tornou-se impraticável com o advento do cinema produzido em massa, e o processo de tingimento, que os cineastas descobriram que criaria uma interferência na transmissão do som nos filmes, foi abandonado com a ascensão do talkie. No entanto, em 1922, a empresa Technicolor de Herbert Kalmus introduziu uma técnica de transferência de corantes que lhe permitiu produzir um filme completo, The Toll of the Sea , em duas cores primárias (Gale Virtual Reference Library). Apesar do sucesso de certos filmes coloridos na década de 1930, Hollywood, como o resto dos Estados Unidos, estava sentindo o impacto da Grande Depressão, e as despesas de câmeras especiais, equipes e processamento do laboratório Technicolor tornaram os filmes coloridos impraticáveis para os estúdios tentando para cortar custos. Portanto, não foi até o final da década de 1940 que Technicolor iria substituir amplamente o filme em preto-e-branco.

• Os Três Porquinhos da Disney (1933): https://youtu.be/npH0WnZRH-Y
• A Branca de Neve e os Sete Anões (1936): https://youtu.be/_l5B4bZIM60

1) Em relação ao cinema ganhar cor, responda: Você considera o cinema colorido mais atraente do que o cinema mudo? Justifique.
2) Segundo o texto, o que tornou-se impraticável com o advento do cinema produzido em massa? Explique.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça Teatral- Drogas As Tentativas

Lavoisier Wagner Albernaz

Teatro x Escola Em Tempo Integral - Artigo